terça-feira, 15 de março de 2011

Relaxe...

O escalda-pés é um método que relaxa, estimula a circulação sanguinea dos membros inferiores, alivia o estresse e o cansaço acumulado.
A prática milenar pode ocorrer da forma mais básica de toda, como mergulhar os pés em uma bacia que leva apenas água quente e sal que é indicado para reduzir o inchaço, e até fazer uso de receitas mais elaboradas ou de aparelhos industriais com a mesma finalidade.
No vaivém do dia-a-dia, 650 músculos e 208 ossos entram em ação para que possamos nos locomover. Responsável por essa complexa engrenagem orgânica, os pés  merecem cuidados especiais. Um dos procedimentos mais conhecidos de tratamento é o popular escalda- pés, aquela receitinha caseira nascida em um passado de poucos carros e longas distâncias para percorrer caminhando. Além de relaxar, para alguns especialistas, o procedimento ajuda até no tratamento contra depressão. 
Esse hábito caseiro pode também ser feito por profissionais e, acompanhado de massagens e reflexologia. "Os pés são reservatórios do coração e uma região em que a circulação tende a estagnar. Por questões biológicas e anatômicas é importante que sejam trabalhados", diz Simone de Assis, massoterapeuta do Visage Coiffeur na Lagoa.
O ritual começa com a lavagem dos pés, por um massoterapeuta, em uma bacia. Os pés  ficam de molho por 15 minutos em sal grosso e pétalas de rosa que dão uma sensação de leveza aos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Óleos essenciais que agem especificamente em cada caso como: Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.
Em seguida é feita uma massagem que acontece com a reflexologia. Uma máscara para os pés é aplicada para hidratar a pele dos pés que normalmente é ressecada.
"O escalda- pés, relaxa e restabelece o equilíbrio físico e emocional, tratamos até depressão com ele. Para cada problema, adicionamos um tipo de óleo essencial. Uma boa dica é colocar bolinhas de gude na água para massagear os pés ", indica a terapeuta Mônada Xavier, especializada em Naturologia pela Anhembi Morumbi e proprietária do SPA Alecrim, em São Paulo. Em seu spa, Mônada conta que utiliza o escalda-pés até durante o serviço de tratamento de pedicure tradicional.

Além do bem-estar, as mulheres que passam muito tempo de salto alto devem utilizar o tratamento para ativar a circulação. "Colocar os pés em uma bacia com água quente com um pouco de sal e cânfora é um escalda-pés que se pode fazer em casa, desde que a pessoa observe a temperatura da água, que deve estar entre 36ºC e 40ºC", indica a especializada.

Circulação
A recomendação para se fazer o escalda-pés não é apenas para pessoas que caminham bastante, os sedentários também podem sentir seus benefícios. "Quem passa muito tempo sentado, inclusive no trânsito, também precisa ativar a circulação. O escalda-pés só é contra-indicado para grávidas, hipertensos e pessoas com câncer em metástase justamente por lidar com o fluxo sanguíneo", alerta Alice Keiko.

Para se livrar dos calos, Alice ensina acrescentar vinagre na água quente com sal grosso, além de amolecer a calosidade alivia a dor. Ela lembra que a técnica também funciona como assepsia (limpeza) de pés infectados por micoses. "Indico fazer o escalda-pés antes de aplicar a pomada indicada pelo médico. A região fica limpa e a circulação ativada favorece a ação do remédio."
 
Poucas pessoas lembram, por exemplo, que os pés são à base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem-estar e benefícios para todo o organismo.
Algo simples e sem mistérios, o escalda- pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e ressecados pelo tempo que ficam dentro de sapatos um dia inteiro de trabalho.
Experimente!!!!
 Sandrine

3 comentários:

  1. é o que mais estou precisando agora!!
    ralaxar!!!

    ResponderExcluir
  2. Para descarregar as energias pós folia. "Santo remedinho"... hehehe!!!

    ResponderExcluir
  3. Sem contar que depois de um dia de trabalho em pé o dia todo não tem coisa mais gostosa.


    Beijos


    www.investigandoamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...