sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sabonete Ideal para sua pele

Saber escolher corretamente o tipo certo de sabonete que mais combina com sua pele não é uma das tarefas mais fáceis. Para ajudá-la a não errar, a dermatologista Ana Paula Urzedo, da Onodera (SP) ensina como fazer a opção correta para deixar seu rosto com pele de bebê. "Se você sabe corretamente seu tipo de pele, fica fácil encontrar o produto. Mas, caso haja dúvidas, procure um profissional para que ele faça uma análise detalhada, só assim você não corre o risco de ter alergias ou reações inesperadas", aconselha a especialista.
Pele oleosa
Opte por produtos com própolis ou hamamélis. Se tiver acnes e espinhas, é necessário que o sabonete tenha também ácido salicílico ou enxofre, ativos que combatem as inflamações cutâneas.
Pele sensível
Escolha sabonetes à base de camomila ou erva-doce, substâncias que acalmam a pele, pois a formulação é muito suave.
Pele normal/mista
Como esse tipo de pele é mais harmonioso, praticamente não há restrições quanto à formulação.
Pele seca
A indicação são as loções não-detergentes, que fazem a limpeza profunda e mantém o pH natural da pele.

Vale lembrar que não é aconselhável lavar o rosto muitas vezes ao dia, ao contrário do que se pensa. Isso porque as glândulas sebáceas do rosto entendem que a retirada da oleosidade é uma agressão à tez, ou seja, elas produzem sebo na tentativa de proteger o tecido cutâneo. Por isso, lave no máximo três vezes ao dia, essencialmente pela manhã (para depois passar o filtro solar) e à noite (para passar o seu hidratante). E nada de água quente.
                                      
“Prefira aquele que não só elimina células mortas, o excesso de óleo e o suor, mas também hidrata e protege”, diz a dermatologista Adriana Vilarinho, que cuida da modelo Gisele Büdchen e da apresentadora Daniella Cicarelli. Aprenda, agora, a escolher o melhor sabonete para o seu tipo de pele, lembrando-se de que o bom produto é aquele que remove as impurezas de sua pele sem agredi-la nem ressecá-la: depois do banho, você tem a sensação de frescor, hidratação e maciez. 

Líquido ou em barra? 
Os líquidos possuem mais ingredientes benéficos. São mais suaves e agridem menos a pele sensível e delicada.
 


Corpo e rosto são diferentes? 
A pele do rosto é mais oleosa e precisa de um sabonete líquido ou em gel, que irrita menos e promove uma limpeza profunda. Já o corpo requer mais hidratação. Então, prefira produtos ricos em hidratantes e óleos, que amaciam a textura e deixam a pele com brilho. 


Antibacteriano vale a pena? 
Vale. Em áreas mais úmidas e abafadas (como axilas, genitais e pés), há maior concentração de bactérias. “O sabonete antibacteriano evita o mau cheiro e o aparecimento de doenças”, afirma a dermatologista Adriana Vilarinho. 


Infantil ou adulto? 
A pele adulta tem uma oleosidade natural, que forma uma camada protetora capaz de inibir a invasão de microrganismos que causam doenças. Nos bebês e nas crianças, essa produção de oleosidade é menor. Por isso, os sabonetes específicos para a primeira infância têm composições mais neutras, sem agentes químicos que diminuem a proteção natural da pele. Sendo assim, o produto infantil é também uma excelente opção para quem tem pele sensível, como a das crianças. 


Mais espuma é melhor? 
Os flocos borbulhantes ajudam a escorrer a sujeira. Há sabonetes que fazem mais espuma, mas isso não é sinal de maior qualidade. Você precisa sempre avaliar o resultado. Após o banho, sua pele está macia, com aparência saudável, hidratada? Ou está áspera e ressecada? Se a resposta for a segunda, tente outro sabonete, até encontrar o mais adequado às necessidades de sua pele.
 


Se sua pele é... 
...seca: precisa de limpeza suave e hidratação intensa. Para evitar o ressecamento, o ideal é usar sabonetes ricos em componentes hidratantes, como lactato de amônia, lanolina, óleo de amêndoas, extrato de semente de uva e manteiga de carité. 

...oleosa: requer limpeza eficiente e hidratação leve. Para diminuir o excesso de gordura, use sabonetes adstringentes, à base de hamamélis e própolis. 

...normal: o sabonete deve ser moderadamente hidratante, com ingredientes como cânfora e alantoína. 
...sensível: use um tipo com substâncias calmantes, como camomila e erva-doce. Prefira os líquidos ou em gel, ou os infantis, que são menos agressivos.

Fonte: MdeMulher por Fernanda Cury/ Revista Cabelos & Cosméticos

 Beijos!!!
  Sandrine

2 comentários:

  1. Gurias, uso no rosto o sabonete liquido da linha chronos da natura que é muito bom.Minha pele é mista e se da muito bem com este produtinho. Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Ahh...bom saber!! Eu tb gosto daquela espuma de lavar o rosto do Renew, Avon... Recomendo tb!!
    Bjinhus!!
    Ligi@

    ResponderExcluir

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...