terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Shampoo certo

Conheça seu shampoo 
Que loucura é você entrar numa loja de cosméticos e ter centenas de opções de shampoo e ter que escolher um único...  Rsrsrs
É complicado, mas é como dizem “Nessa vida tudo se dá um jeito, só não, para a morte”. E andei fuxicando alguns sites e repasso a vocês a forma de minimizar as dúvidas, na medida do possível. Vejamos:
O primeiro passo é fazer uma avaliação do seu tipo de cabelo (crespo seco, liso oleoso, etc...) e do resultado que você quer alcançar.






Cabelos secos ou ressecados: Uso de produtos com hidratantes e nutritivos, com pró-vitamina B5 (Pantenol), Proteína hidrolisada (queratina, trigo, aveia, seda), silicones, algas marinhas e aminoácidos. 



Cabelos danificados por químicas, quebradiços e sem brilho: Produtos reestruturantes ou com poder restaurador (como queratina e proteínas hidrolisadas), polímeros catiônico (hidroxipropil guar poliquaternium), ceramidas.
Cabelos com raiz oleosa e pontas secas e Cabelos coloridos: Produtos desenvolvidos para a manutenção da cor com vitamina E, filtros solares e antioxidantes.

Cabelos crespos, com muito volume: Produtos com Aloe Vera, silicone, óleos (castanha do Pará, triglicerídeos de murumuru, amêndoas), tutano. Redutores de volume e hidratantes.

Cabelos com caspa: O melhor é passar por um dermatologista antes, já que a caspa não tem cura, só é minimizada. Mas existem produtos com octopirox, piritionato de zincoi, ácido salicílico.

Você sabia?
“A história do shampoo sem sal foi mais ou menos assim... alguém, em algum momento, teve uma idéia para promover os seus produtos e associou os cabelos desidratados e rebeldes (como se tivessem grudados), com o sal marinho. Assim nasceu a primeira linha de shampoos sem sal”.

A maioria das marcas que afirmam não usar sal em seus shampoos, na verdade, tem.
O sal tem o nome químico de cloreto de sódio, que é utilizado para dar consistência aos shampoos. O principal ingrediente destes produtos é o tensoativo - o lauril sulfato de sódio ou o lauril éter sulfato de sódio.


Na produção destes, acontece uma reação química, cujo produto secundário é o cloreto de sódio, ou seja, o tal sal. Por isso, mesmo que estes shampoos afirmem nas embalagens não possuir sal, eles são feitos com o tensoativo, cujo nome termina em de sódio. Ou seja, eles têm sal em seus produtos. E tem mais: as concentrações são muito baixas e não causam nenhum dano aos cabelos.
Há outro fator a se considerar: quando usamos um shampoo no banho, enxaguamos os cabelos, na sequência, com água doce, não é? Pois o sal é totalmente solúvel em água doce, logo, não vai sobrar nenhum sal no nosso cabelo.
Hoje em dia existem à disposição dos consumidores, fórmulas que prometem verdadeiros milagres. E claro, muitas das vezes, caímos na alma do negócio, a bendita propaganda enganosa.

Bjs...


Sandrine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...