segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Amiga Linhaça...


 Linhaça
Oi pessoal...
Descobri recentemente, uma receita muito bacana, que para quem possui cabelos crespos ou cacheados como eu, também vai adorar.
Tratá- se do gel de linhaça, usado como leave- in. Talvez vocês já conheçam esta receita.
A linhaça, como sabemos, é um santo remedinho em termos de alimentação, pois possui óleos e fibras que ajudam na boa digestão, melhora a pele, funciona melhor os rins e por aí vai...
E estou postando também, outras receitas com a linhaça para você ficar antenada com as maravilhas que a natureza nos oferece. Aqui vão...

Gel Leave- in de Linhaça

Ingredientes: 01 colher (sopa) de linhaça
                     100 ml de água filtrada

Preparo: Deixar a linhaça ferver junto à água em um recipiente, pode ser uma panela. Coar imediatamente após a fervura para não engrossar muito, e aí fica mais difícil para se coar. Manter na geladeira.
Essa quantidade dá para um cabelo médio para dois ou três dias, vai depender da sua sua adaptação à quantidade. Quando o cabelo seca fica “durinho” como se tivesse realmente usando gel, mas basta você amassar os cachos (após secos) que ele fica brilhoso, sem frizz, macio e não fica pesado.

O gel fica transparente e sem cheiro, se quiser, pingue gotas de essência para mudar o aroma.
Aplicação: Aplique nos cabelos molhados (com ou sem leve-in antes), pentei e não enxágüe.




Gel Leave- in de Linhaça, sem ir ao fogo
É só colocar 01 ou 02 colheres de sopa em meio copo d'água e deixar algumas horas: naturalmente formará  o gel. Depois coar.
É possível pegar as sementes usadas e colocar mais água e formar novo gel.

Receita com Glicerina
Faça o seu gel de linhaça normalmente e depois que estiver frio, coloque uma colher de sopa de glicerina vegetal e algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (pode ser o de lavanda ou outro que você preferir).
O importante é que a glicerina vai dar um efeito umectante maior ao cabelo e segurar mais tempo os cachos bem definidos.





Spray de Linhaça
Pegue a linhaça que você acabou de usar para preparar o gel e ponha pra ferver novamente, com 3 copos de água filtrada. Espere dar um ponto em que não fique nem tão consistente quanto um gel e nem tão ralo quanto água (é rapidinho). Depois de esfriar, coloque o líquido em um borrifador e aplique nos cabelos. Você pode substituir a água filtrada comum, por um chá de camomila.

Mais informações sobre a linhaça
“A linhaça é considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças, pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.”
Se você tiver mais sugestões e receitas, mande para nós!!! 

Bjs...









Sandrine



8 comentários:

  1. 1º lugar: fiquei pasma com esse post sobre o gelzinho de linhaça. Ja comi tanto disso e nunca imaginei que podia ter essas funçoes embelezes, achei super o post.
    2º: Ligia, tenho msn simmmmm mas pode deixar que eu te adiciono viu? Ó, eu coloquei marcadores na postagem mesmo. Tipo, quando você ta escrevendo e tal, logo abaixo do espaço pra escrever o post tem um quadrinho: marcadores. É só colocar as palavras lá separadas por espaço. Se ainda assim não rolar, á uma olhadinha nas suas configurações do blog, pq tem opçoes relacionadas a marcadores se não me engano. Qualquer coisa tu me fala.
    BEIJO PRAS DUAS!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê, obrigada pela dica...vou tentar.
    Ligia

    ResponderExcluir
  3. Menina ja usei esse gel de linhaça. muito bom, da um brilho no cabelo... Mas as outras receitas não conhecia.. Vou testar. parabéns pelo blog.. bjim..

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Mylla... Eu testei também esse gel e deu super certo no meu cabelo... Se você fizer o teste das outras receitas, dá uma passadinha aqui pra falar o resultado. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. gel faz mal ao cabelo.
    deixa ele todo melado.
    Nada melhor que um creme hidratante, para os cabelos. O cabelo cacheado ou crespo precisa de hidratação, não de gel. O uso excessivo de gel pode provocar caspa, por exemplo. Mesmo isso sendo um produto natural, não deixa de ser gel e o cabelo fica melado.

    ResponderExcluir
  6. experimente antes óleo de argan, ou cremes com óleo de argan. O gel deixa o cabelo melado

    ResponderExcluir
  7. muito bom não publicaram meus comentários, só porque critiquei o facto do gel fazer mal para o cabelo. Por favor publique meus comentários. Toda a gente tem direito a dar a sua opinião. Háque saber aceitar críticas positivas e negativas. Se você for uma pessoa de mente e espeírito aberto irá publicar meu comentário. Até porque fiquei fã da sua maquiagem vermelha que vi no youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Anônimo, não tenho nada contra seus comentários, aceito todo tipo de crítica. Não sei o pq, mas seus comentários entraram pra caixa de spam e, como não fico o dia todo na net, só agora pude publicá-los. Continue comentando mas, tenha um pouco de paciência caso demore um pouco para publicar seus comentários.
      Obrigada pela sua participação. Ligia

      Excluir

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...